Aprendizagem ativa, vivenciada por meio de experiências
A proposta curricular da Trilha é focada nas relações interpessoais e nos projetos pedagógicos. Isso gera uma aprendizagem ativa, vivenciada por meio de experiências, em que as atividades da vida real envolvem as crianças em uma busca por soluções para seus desafios e problemas do dia a dia e da comunidade em que estão inseridas, resultando em conhecimentos e em atitudes éticas e solidárias.
Atuar por meio de projetos é um caminho para ensinar e aprender algo significativo e com sentido. É a melhor forma de desenvolver competências e habilidades, podendo ser aplicado em todas as fases do desenvolvimento. Também favorece a integração entre os diversos campos de experiências, pois permite contextualizar os conteúdos à realidade, dando sentido ao aprendizado, motivando as crianças e as levando a se comprometerem com o processo educacional.
Todo projeto sugere mudanças e estimula as crianças a pesquisarem, pensarem, refletirem coletivamente, questionarem e opinarem. Elas são orientadas pelo educador, que planeja, após uma escuta atenta, propõe atividades, provoca inquietações, organiza situações de ensino e aprendizagem, auxilia com recursos e avalia o processo, de acordo com as intenções educativas.
Ao planejar um projeto, alguns aspectos fundamentais são observados pela nossa equipe:
- Conhecimentos prévios das crianças;
- Tema de interesse ou situação-problema;
- Autonomia das crianças para assumirem suas tarefas;
- Diferentes recursos e meios auxiliares ao alcance das crianças;
- Diversos autores e papéis a serem assumidos por professor e criança;
- Etapas do desenvolvimento do projeto;
- Acesso a diferentes fontes de conhecimento.
Para isso, desenvolvemos projetos institucionais como o Cidadão Mirim e o Pais na Trilha, além de projetos em sala com temas de interesse de cada turma, voltados para cada faixa etária, e eventos para valorizar a cultura e integrar a família e a Trilha. Confiram alguns deles.
Cidadão Mirim
Iniciado em 2001, esse projeto é o grande diferencial do projeto pedagógico da Trilha, norteando as demais ações desenvolvidas. Partindo do princípio de que as crianças constroem valores éticos e morais por meio de experiências significativas – sejam elas desafios, modelos e confrontos vividos em seu processo de socialização e contato com a cultura –, elegemos anualmente um tema específico de trabalho, baseado em três vertentes: eu comigo, eu com o outro e eu com o mundo.
RIT – Recreação e Arte
Com uma proposta pedagógica diferenciada, o RIT leva oficinas de culinária, arte, música, horta, jardinagem, capoeira, teatro, ioga e outras atividades para as crianças, em horários diferenciados e que possam se adaptar às necessidades das famílias – há possibilidade de contratar de um a cinco dias da semana, no contraturno do ensino regular. A iniciativa prioriza a convivência, a criatividade, a curiosidade e o aprender fazendo, respeitando as exigências de cada faixa etária, como momentos de descanso, alimentação e higiene.
Pais na Trilha
Destinado a pais e educadores, o projeto foi desenvolvido para promover a troca de experiências entre família e escola. Por meio de palestras, rodas de conversa e grupos de estudos, criamos um ambiente acolhedor e propício para debates que contribuam para o aprimoramento da educação das crianças, de forma coletiva.
Algumas das palestras realizadas recentemente falam sobre limites, com a pediatra Dra. Filó; sobre o comportamento alimentar das crianças, com a nutricionista Alice Carvalhais; sobre inteligência emocional na criação dos filhos, com diretor da Febracis, Haroldo Heredia; e sobre a retirada do bico e da mamadeira, com as fonoaudiólogas Isabela Gallo e Luciana Donato.
Projetos de sala
Durante o ano letivo, inúmeros projetos e sequências didáticas são realizados em todas as turmas, estimulando a pesquisa e o convívio ao mesmo tempo em que proporcionam vivências que promovem o desenvolvimento integral das crianças. Os temas podem surgir a partir da curiosidade e interesse delas ou serem propostos pela professora, pensados a partir de intenções educativas e de necessidades específicas. Temas como alimentação, saúde, brincadeiras, animais e diversidade cultural, entre outros, fazem parte das pesquisas no dia a dia de nossas crianças.
Projetos referência por segmento
Nestes projetos, elegemos temas para trabalhar necessidades específicas de cada faixa etária. Assim é possível, por exemplo, promover experiências para aumentar a mobilidade motora, desenvolver a linguagem oral e adquirir maior autonomia, ampliar o repertório de experiências alimentares, de músicas e de brincadeiras, além de estreitar laços socioafetivos. Confira alguns exemplos:
- Berçário: Sensações
- Infantil I: Eu e meu corpo
- Infantil II: Gostosuras do Infantil II – Alimentação e saúde
- Infantil III: Brincar, cantar e recitar
- Infantil IV: Conviver descobrindo o outro: vamos construir a nossa agenda de contatos?
- Infantil V: Pequenos escritores