Atitudes conscientes nas ações diárias: por mim, por nós, pelo meio ambiente
Quando você pensa em cidadania, o que vem à mente? Na Trilha, isso é assunto sério. Formamos crianças cidadãs, que podem enfrentar os desafios da vida com atitudes individuais e coletivas. O Projeto Cidadão Mirim foi iniciado em 2001 para propiciar situações de análise e reflexão sobre valores e condutas fundamentais à construção de um mundo melhor. É a cidadania em destaque no dia a dia das crianças!
O projeto foi desenvolvido em três vertentes socioeducativas. São elas:
Eu comigo
Possibilita uma reflexão sobre a necessidade de cuidar de si mesmo, nos aspectos emocionais ou físicos, aprendendo a reconhecer e expressar sentimentos, fortalecendo a inteligência emocional e criando bons hábitos e autocuidado.
Eu com o outro
Por meio da interação estimulada entre colegas e com os professores, promove o desenvolvimento e a construção de valores e atitudes comuns a todos, como cooperação, respeito e coletividade.
Eu com o mundo
Trabalha a responsabilidade das ações individuais e coletivas para com o mundo e o meio ambiente, despertando a reflexão de que até mesmo pequenas atitudes podem contribuir para um mundo melhor.
O projeto possui um tema anual, que norteia as demais atividades realizadas ao longo do período letivo. Além disso, segue a Agenda 21 da Trilha, que tem 18 ações elaboradas para orientar nossas crianças e colaboradores e, assim, melhorar a qualidade de vida e contribuir para a construção de uma nova ética planetária.
Guardiões da Trilha
O projeto Guardiões da Trilha faz parte do Cidadão Mirim. Eles são nossos pequenos líderes, responsáveis pelos cuidados com os espaços coletivos. Cada turma tem a missão de guardar um local, detectando problemas, buscando soluções e alternativas, propondo novas ideias e socializando com as demais turmas. Durante as assembleias, eles discutem, avaliam e buscam resolver as questões pertinentes. Assim, aprendem que o exercício dos direitos é tão necessário quanto o cumprimento dos deveres.
O que são as assembleias?
São reuniões que ocorrem quinzenalmente com a participação de dois representantes de cada turma. Nelas, são discutidos problemas do dia a dia da escola, ideias e sugestões para a melhoria do convívio das crianças entre si, com suas famílias e os educadores. São relatadas as pautas do dia e, com auxílio de uma educadora, as crianças buscam soluções. Tudo é registrado em uma ata, compartilhada com toda a escola. Após o término das assembleias, os representantes levam o que foi discutido para sua turma, com apoio de memória oferecido pelo educador mediador.
Acreditamos que esse trabalho tem grande importância para o desenvolvimento da autonomia e para a construção da cidadania das crianças!