Proposta Pedagógica

Desenvolvimento integral: nossa proposta é contribuir para tornar a criança confiante e pronta para enfrentar os desafios associados ao seu cotidiano

A Trilha da Criança tem como característica primordial o estudo e a reflexão permanente sobre o processo educativo. Adotamos um currículo vivo, dinâmico e transformador, que dialoga com a atualidade, inova e busca atender às necessidades da criança, orientando o trabalho no dia a dia da escola, articulado por meio das artes, das interações com o meio, das brincadeiras e de suas múltiplas linguagens, respeitando as características individuais de cada faixa etária.

Nosso projeto pedagógico visa proporcionar experiências que favoreçam as relações intrapessoais e interpessoais, levando à construção da autonomia da criança e ao desenvolvimento de suas capacidades socioafetivas, cognitivas e psicomotoras. A prática pedagógica contempla a formação pessoal e social da criança e os direitos de aprendizagem − conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se − propostos pela Base Nacional Comum Curricular. Priorizamos a experimentação, a arte, a música e o movimento. Por meio de brincadeiras, projetos e de atividades contextualizadas, trabalhamos os objetivos de aprendizagem dos campos de experiências, a fim de desenvolver, de forma integral, as potencialidades de cada criança.

Investimos nos projetos capazes de tornar significativa a construção do conhecimento, reconhecendo a importância da participação ativa da criança no processo pedagógico e, ao mesmo tempo, a necessidade da mediação do educador para a aprendizagem de habilidades específicas. Nossas estratégias didáticas são conduzidas por relações afetivas sustentadas no respeito, na confiança e no acolhimento, que constituem a base para a formação de uma autoestima elevada na criança.

Buscamos identificar as habilidades e necessidades de cada criança, além de respeitar as diferenças e individualidades. Acreditamos que a prática do diálogo e o compartilhamento de responsabilidades entre a escola e a família são essenciais para potencializar as aprendizagens e o desenvolvimento de cada criança.

Experiências no dia a dia

O sorriso de cada criança, o olhar de confiança dos pais, o acolhimento dos educadores. Nós somos uma escola que vai além do tradicional visando cultivar competências e valores e formar cidadãos para a vida. Isso é reflexo da nossa proposta pedagógica, dedicada a estimular o desenvolvimento integral, abrangendo valores éticos e morais e inspirada nos quatro pilares educacionais do século XXI propostos pela Unesco:

1º) Aprender a aprender ou a conhecer;

2º) Aprender a fazer e a empreender;

3º) Aprender a ser e aprender a viver juntos (conviver);

4º) Aprender a ser.

Professores e educadores

Nossas relações pedagógicas são centradas no trabalho cooperativo, no respeito mútuo, na autonomia e no intercâmbio de experiências. Há a mediação do professor educador, compreendendo e valorizando as múltiplas habilidades de cada criança. Incentivamos e desenvolvemos o domínio das linguagens, o entendimento de fenômenos, a busca pela resolução de situações-problema, a argumentação e a elaboração de propostas de intervenções solidárias.

Escola + família

Para nós, a integração entre família e escola é essencial. Prezamos por um relacionamento de confiança, respeitoso, afetivo e aberto ao diálogo, buscando uma parceria produtiva em prol das crianças. Estamos juntos em nossa missão a favor da educação.

Prática pedagógica

Entre 0 e 6 anos, as crianças iniciam o processo de compreensão do mundo, fortalecem a autoestima e têm contato com valores fundamentais para a vida adulta. Dessa forma, a educação infantil precisa atuar no desenvolvimento de aspectos físicos, motores, psicológicos, intelectuais, cognitivos e sociais.

Nossa prática pedagógica é estruturada em três eixos complementares: cuidar, brincar e educar. O cuidar e o educar caminham juntos, possibilitando desenvolver ações que contribuem para a formação da identidade e da autonomia de forma global. Já o brincar está presente no espaço do lúdico e do simbólico no cotidiano das crianças. Brincando, elas reproduzem, representam e reinterpretam o mundo por meio das situações criadas, inventando novos significados, saberes e práticas.