Proposta pedagógica
Trilha da Criança

Desenvolvimento integral e diferenciado: formamos cidadãos por meio do cuidado, da brincadeira e da educação

Na Trilha da Criança o cuidar, o brincar e o educar caminham juntos e de forma integrada, possibilitando que as ações realizadas contribuam para o desenvolvimento global das crianças, valorizando o conhecimento, a convivência, os desafios diários e as artes. Com base nesse princípio, a escola tem como principal ferramenta de trabalho as experiências do dia a dia. São elas que oportunizam que nossas crianças, famílias e comunidade escolar vivenciem a diversidade, a liberdade de expressão, o respeito, o consumo responsável e a compaixão, entre tantos outros valores essenciais ao desenvolvimento integral do ser humano inserido em um espaço coletivo.

EXPERIÊNCIAS DO DIA A DIA

O sorriso de cada criança, o olhar de confiança dos pais ao deixarem seus filhos na escola, o acolhimento dos educadores da Trilha… Somos a Trilha da Criança, uma escola além do tradicional, que forma cidadãos para a vida, desenvolvendo competências e valores humanos. E isso é reflexo da nossa Proposta Pedagógica, que tem como foco promover a formação integral das crianças em suas relações com o conhecimento, abrangendo valores éticos e morais.
Nós nos inspiramos nos quatro pilares educacionais do século XXI, propostos pela Unesco:
1º) Aprender a aprender ou a conhecer
2º) Aprender a fazer e a empreender
3º) Aprender a ser e aprender a viver juntos (conviver)
4º) Aprender a ser

PROFESSORES E EDUCADORES

Nesse contexto, incentivamos e desenvolvemos o domínio das linguagens, a compreensão de fenômenos, a oportunidade para enfrentar situações-problema, a construção da argumentação e a elaboração de propostas de intervenção solidária.

As relações pedagógicas são centradas no trabalho cooperativo, no respeito mútuo, na autonomia e no intercâmbio de experiências. A mediação do professor educador é fundamental para orientar a aprendizagem de forma significativa e contextualizada, compreendendo e valorizando as múltiplas habilidades de cada criança.

ESCOLA + FAMÍLIA

A integração entre a família e a escola é muito importante para nós. Nosso relacionamento é baseado na confiança, no afeto e no diálogo, buscando-se uma parceria constantemente produtiva, a favor da educação. Por isso, realizamos, sistematicamente, reuniões, plantões individuais, atividades integradas, palestras e atendimentos, conforme as demandas dos pais e as necessidades das crianças.

Nossa Proposta Pedagógica completa encontra-se disponível para as famílias na secretaria da escola.

Prática pedagógica

De 0 a 6 anos, as crianças iniciam o processo de compreensão do mundo, fortalecem a autoestima e desenvolvem valores fundamentais para a sua vida adulta. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e tem como objetivo o desenvolvimento das crianças em seus aspectos físico e motor, psicológico, intelectual, cognitivo e social.

Nossa prática pedagógica se estrutura em torno de três eixos complementares: cuidar, brincar e educar. O cuidar e o educar devem caminhar de forma integrada, possibilitando que as ações desenvolvidas contribuam para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança de forma global.

O brincar é valorizado como o espaço do lúdico e do simbólico no cotidiano da escola, pois a criança pequena processa o mundo e as informações por meio do ato de brincar. Brincando, ela reproduz, representa e reinterpreta o mundo por meio das situações criadas e da invenção de novos significados, saberes e práticas.