Festança pra lá de boa!


Categoria: Trilhar Virtual

Com danças, comidas, roupas e brincadeiras típicas, o Arraiá da Trilha 2019 resgatou as origens dessa tradicional festa, a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros. A ideia foi difundir esses costumes entre as crianças para que elas possam conhecer e vivenciar experiências que a rica cultura nacional pode proporcionar.

A coordenadora Juliana Ottoni lembra que “as festas caipiras têm um significado importante em nosso país, pois representam a celebração de uma boa colheita”. Ou seja, são o momento em que toda uma comunidade se reúne para agradecer por uma conquista e comemorar.

A Trilha envolveu todas as crianças na criação da decoração do Arraiá.  Com uma diversidade de materiais e muita criatividade as crianças, com as professoras de artes, confeccionaram estandartes de tecido com estampas juninas que tornaram a festa ainda mais bonita. As cores alegraram, ainda mais, a festança.

No dia da festa, muitas brincadeiras juninas como a pescaria, jogo das argolas, boca do Tintim e chute a gol fizeram sucesso. Além destas, brincadeiras novas como “ Bola na Caixa”, exclusiva para os bebês, e “What is the color?”, uma atividade do projeto bilíngue, deram um colorido a mais à programação.

As danças foram um destaque à parte. Muito bem ensaiadas, as crianças deram um show nas apresentações. A quadrilha dos pais, que já é tradicional na Trilha, foi outro momento muito animado. Com muita alegria, a equipe Trilha encerrou as apresentações.

CURIOSIDADES DAS COMEMORAÇÕES JUNINAS

Antigamente, como a festa era promovida pela Corte, as mulheres tinham que usar vestidos rodados. Mais tarde, ela conquistou o povo e adquiriu um novo significado. Popularizou-se no meio rural como um festejo promovido também homenagear os santos populares. Daí a origem dos vestidos, que, em nosso País, eram confeccionados com tecidos coloridos e chamativos, principalmente a chita, que nunca deixou de ser usada.

No Brasil, temos ainda a tradicional música caipira. Você sabia que o pandeiro, assim como a sanfona, a zabumba, o cavaquinho, o triângulo, a viola e o violão, é um dos instrumentos típicos da festa junina? Não há como negar também que a música country tem grande influência na música sertaneja brasileira mais atual. Pelo que se sabe, esse estilo de dança é originário do Estado do Texas, nos Estados Unidos, e possui um estilo inconfundível, que empolga quem dança e constitui um espetáculo para quem assiste.

Sabia também que os balões foram criados para lembrar as pessoas que o baile vai começar? Com o passar do tempo, porém, esse adereço foi proibido por causar incêndios. Agora só valem balões de enfeite e pendurados, para deixar a festa ainda mais colorida e bonita.

FAMÍLIAS PARTICIPARAM

A participação das famílias na decoração do Arraiá da Trilha já é uma tradição! E esse ano não foi diferente. Cada criança recebeu um estandarte para ser enfeitado e toda a família colaborou para embelezar o artefato. Utilizando retalhos de tecidos, papel, fitilhos, tinta, colagens e desenhos, eles conferiram mais cor e beleza à ornamentação da festa. Ano que vem tem mais!


Categorias