Artigos

A arte na infância e sua importância

Um olhar sobre as múltiplas linguagens

.

Falar sobre a importância da arte na infância e a necessidade do trabalho com as múltiplas linguagens (aspectos cognitivos, psicomotores, afetivos, sociais, criativos e comunicativos) não é algo novo. Abordar essa questão requer um olhar atento, sensível e perpassa por uma postura inovadora do educador. Como exercitar este olhar atento, sensível e tornar esta postura um hábito?

Por meio da arte o ser humano se comunica com o mundo interior e exterior. Como linguagem é conhecimento, cultura, experimentação, significação e ressignificação que acontece pelas vivências nas quais se constroem habilidades e provocam mudanças.

São essas vivências que precisam de olhares atentos e sensíveis para serem potencializadas e provocarem mudanças. Ao estudar, praticar e refletir sobre a Arte, o ser humano é capaz de mudar sua percepção sobre o mundo, as coisas do mundo e suas ações sobre elas.

Como promover vivências significativas por meio da arte na infância?

.

  1. Incentivando as crianças a observarem atentamente tudo a sua volta.  Este olhar expandirá horizontes e criará novas conexões. 
  2. Oferecendo materiais diversificados.
  3. Incentivando a curiosidade.

.

A linguagem da Arte promove o desenvolvimento de diversas habilidades. Talvez uma de suas maiores contribuições seja mostrar que podemos olhar o mundo de uma forma mais profunda, detalhada, sensível e poética.

No momento que o educador exercita este novo olhar ele assume também uma postura inovadora para a sua prática educativa. Esta mudança passa pela conscientização da importância da Arte e sua vivência na infância. Além de mostrar o potencial que esta linguagem possui e o que ela proporciona no trabalho com as múltiplas linguagens.

Enxergar, observar e promover ricas vivências é aproveitar cada momento que se apresenta na rotina de uma escola. São esses momentos que se transformam em oportunidades de aprendizado.

A linguagem da Arte revela estas oportunidades trazendo consigo ações que irão envolver as múltiplas linguagens presentes na infância. A infância é um caminho repleto de possibilidades, descobertas e experiências e a Arte deve estar presente durante todo o trajeto percorrido pelas crianças. Desta forma serão capazes de construir memórias, sentimentos, sensações e conhecimentos especiais.