As atividades culturais na educação infantil


Categoria: Artigos
Publicado em:

As atividades culturais são importantes meios de aguçar o interesse e a criatividade das crianças.

Jogos, brincadeiras e atividades são formas que encontramos de estimular e entreter as crianças. E se esse momento fosse atrelado a diferentes manifestações culturais? Enquanto brincam, elas aprendem sobre cultura e arte.

As atividades cultuais são partes fundamentais na educação e desenvolvimento infantil. Na Trilha da Criança nos preocupamos com a interação com a diversidade cultural e suas vertentes.

Confira algumas das atividades que acontecem em nossa escola.

Explorando a Música

A música é muito importante no processo de desenvolvimento infantil. De acordo com a pedagoga e escritora Nereide Rosa, a simples atividade de cantar uma música proporciona à criança o treinamento de uma série de aptidões importantes.

Além de ser uma atividade muito divertida ela melhora a sensibilidade, a concentração e a memória, trazendo benefícios para o processo de aprendizagem.

Aqui na Trilha proporcionamos o contato diário das crianças com a música, por meio das aulas especializadas, rodas de música com a professora e histórias cantadas.

Atividades culturais na música

Mundo dos Livros

De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) desde cedo, a criança manifesta curiosidade com relação à cultura.

Esses são passos fundamentais para o desenvolvimento, mesmo antes de aprender a ler, o contato com livros e histórias aguça a criatividade e a curiosidade.

Incentivar o contato das crianças com a literatura é primordial. Por meio dos livros, elas aprendem, aguçam a curiosidade e se divertem.

Atividades culturais na leitura

Por meio do projeto Na Trilha do Livro, toda semana as crianças levam um exemplar diferente para casa. Em tempos de pandemia, elas estão recebendo a versão virtual para apreciar em família.

Atividades culturais por meio do desenho e pintura

A pintura é uma das principais formas de expressão cultural. São inúmeros artistas, nacionais e internacionais, modernos ou de épocas passadas. Muitos estilos, formas e cores diferentes.

Para desenhar e pintar, o que não falta é inspiração. Aqui na Trilha, gostamos de incentivar o uso de novos materiais, tintas, lápis, giz de cera, telas, papel e tudo que a imaginação permitir.

Atividades culturais na pintura

Na Trilha da Criança valorizamos o contato das crianças com as diferentes atividades culturais.

Uma dessas atividades que desenvolvemos é a Mostra Cultural. Na última edição, fizemos uma homenagem aos artistas mineiros em comemoração ao tricentenário do estado de Minas Gerais. Teve música, grafite, literatura e muito mais.

Confira o olhar artístico das crianças nos vídeos da Mostra Cultural em nosso Instagram.


Categorias