Na última semana de janeiro, as famílias se preparam para readaptação à
rotina escolar. É um momento muito especial para as crianças, familiares e
educadores. Início de um novo ano, novas experiências e descobertas, que podem
gerar sentimentos de euforia, ansiedade e insegurança. E mesmo para as
crianças que já frequentam a escola, a volta às aulas requer uma adaptação,
pois no período de férias as crianças mudam a rotina.
Após as férias,
como retornar para uma nova rotina com tranquilidade e segurança?
Atitudes
que podem facilitar o retorno às aulas:
Cumprir os horários determinados pela
escola;
Conhecer a rotina e os horários da escola;
Conversar com a criança, contando o que
está acontecendo, passando segurança na voz e na postura;
Compreender que a socialização e todas as
oportunidades de aprendizagem que a escola praticará com a criança, serão muito
benéficas para o desenvolvimento infantil;
Compreender que a escola oportuniza
rotina, situações desafiantes de aprendizagem e a regularidade das pessoas que
educam e cuidam dos pequenos.
A psicóloga e
diretora da Trilha da Criança Centro Educacional, Ana Paula de Rezende Bartolomeo,
explica que adotar uma rotina de horários na semana anterior ao início das
aulas é positivo, principalmente para as crianças que estudam pela manhã se
acostumarem a dormir e acordar mais cedo.
“A família deve
sempre incentivar as crianças a pensarem na escola de forma positiva, como um
local de novos aprendizados e convivência com os amigos”, afirma. Outra forma
de estimular a volta às aulas com menos é envolver a criança na preparação com
o uniforme e o material escolar. “É importante que essa preparação seja feita
em conjunto, afinal, a volta às aulas mexe com a rotina de toda a família.”
Para os pais, é
fase de expectativas e receio. É como iniciar um novo trabalho ou quando vamos
a algum lugar que não conhecemos. Confira
abaixo algumas dicas e cuidados da psicóloga Ana Paula Bartolomeo para
orientá-los nesse processo.
Vínculo de confiança
Dizer para o seu
filho que você vai sentir a falta dele é carinhoso e verdadeiro. Mas também é
preciso dizer que a escola é um lugar bacana, em que você confia muito e
ressaltar o lado bom de estar ali. De preferência, deixe que a criança entre
andando e se despeça com naturalidade. Evite voltar em caso de choro ou
necessidade de passar recado. O ideal é utilizar sempre a agenda. Se
necessário, telefone ou aguarde na pracinha da escola para falar
presencialmente. Também é recomendável evitar perguntas ou comentários na
presença da criança.
Ajuste os horários
Readapte os
horários gradualmente. Se a criança vai para a escola pela manhã, acorde-a 40
minutos antes do horário regular. No dia seguinte, 30 minutos, depois, 20, 10,
até chegar á hora certa. Para as crianças que estudam à tarde, vale fazer o
mesmo processo, só que para ajustar o almoço.
Pontualidade e assiduidade
Seja pontual, tanto
na chegada quanto na hora de buscar a criança. Esse cuidado é essencial,
especialmente se já possui vínculo com os colegas, o que pode estimular e
facilitar a readaptação. É muito importante também não ceder ao pedido de não
ir à escola.
Presença parcial dos pais
Em casos
específicos, é possível o acompanhamento dos pais durante a adaptação ou
readaptação. Converse com a Coordenação sobre essa necessidade.
Na ausência da mãe
Deixe que a criança
leve um objeto ou brinquedo significativo (objeto transicional), para que ela
possa buscar conforto e segurança.
Vá com calma
Mudanças bruscas
devem ser evitadas durante o período de adaptação e readaptação, como retirada
de fraldas, bico ou mamadeiras.
O mais importante é
respeitar o ritmo de cada criança. Seguindo essas recomendações, é possível
fazer dessa experiência uma memória positiva para toda a família.