“Viajante do universo ”


Categoria: Projetos

Turma: INFANTIL IV | Educadora responsável: GLAUCIENNE VARGAS

Um dos lugares que mais aguçam a curiosidade das crianças, como também dos adultos, é o espaço. A admiração e o vislumbre são tantos que muitas sonham ser astronautas quando crescerem. Então, que tal unir essa paixão por um lugar ainda com tantos pontos a serem explorados ao conhecimento necessário na Educação Infantil? A turma do Infantil IV está explorando o tema em diversos eixos do conhecimento.

A opção por desenvolver o projeto “Viajante do Universo” justifica-se pelo fato de o Sistema Solar ser muito rico em mistérios, curiosidades e belezas. Até pouco tempo atrás, acreditava-se que a terra era chata e ficava no centro do sistema solar. Ideias como essas foram mudando ao longo do tempo. Essa constante inquietude e a vontade de saber mais impulsionam o ser humano a questionar e a estudar o diferente. O pensamento e os questionamentos dos alunos têm a “essência cientista”, que busca constantemente respostas para suas dúvidas e curiosidades.

ETAPAS DO PROJETO

1ª) Observar o céu e registrar, por meio de desenhos, as observações realizadas.

2ª) Produzir uma lista de coisas que a turma acredita que existem no céu. (Trabalhar nesta etapa o letramento e o conhecimento de letras e quantidade.)

3ª) Observar as diferenças entre o dia e a noite.

4ª) Explicar o movimento de rotação e o translação. Para o entendimento do assunto, além do vídeo, usar uma lanterna e uma laranja, para a explicação de rotação. Para o movimento de translação, brincar com os alunos. Dois deles participam da explicação representando o Sol e a Terra. Com movimentos corporais, representarão os dois conceitos.

5ª) Coletar informações sobre astronautas, para a coleta de informações sobre o assunto.

6ª) Conversar sobre a visita à Lua e o conhecimento da identidade dos astronautas que estiveram lá. Fazer uma apresentação em powerpoint sobre o assunto.

7ª) Modelar com massinha, para que as crianças façam um astronauta, um foguete e uma estrela, trabalhando a coordenação motora.

8ª) Montar um sistema solar em disco de vinil ou móbile na nossa turma. 9ª) Finalizar com uma visita ao Planétario/julho

Dicas de leitura

– Mini Larousse do Universo

Ficou mais fácil para o pequeno leitor conhecer as curiosidades a respeito do Sol, das estações do ano, do sistema solar, da Via- Láctea, do fenômeno do eclipse solar e das primeiras viagens do homem ao espaço. Na obra, essas e outras dúvidas das crianças são respondidas de forma clara, didática e científica.

O Planeta Lilás, do Ziraldo


Categorias