Projetos Pedagógicos

Durante todo o ano letivo, inúmeros projetos e atividades especiais estimulam o convívio, proporcionam experiências e promovem desenvolvimento dos alunos.

PROJETO GOSTOSURAS

 

O projeto Gostosuras do Infantil II- Alimentação e Saúde- tem por objetivo principal promover a educação nutricional, com vista à promoção da saúde, por meio da formação de hábitos alimentares saudáveis. No Encontro Gastrô, cada turma elabora uma receita saudável, seja uma bebida, um sólido salgado ou doce. As turmas capricham na apresentação dos pratos e constroem um ambiente contextualizado e aconchegante para sua socialização.

É importante ressaltar que na Educação Infantil, as crianças estão aprendendo a usar os cinco sentidos para se relacionarem com o mundo, inclusive com a alimentação. Assim, é nosso objetivo proporcionar-lhes o contato com os variados tipos de alimentos, para que conheçam o que comem e possam associar isso àquilo que estão vendo e manuseando. Também, discutimos a importância da alimentação saudável e as principais propriedades dos alimentos, fazendo com que as crianças sejam disseminadores do conhecimento para a família e desenvolvam a consciência da necessidade de uma boa alimentação.

PROJETO PEQUENOS ESCRITORES

 

O Projeto Pequenos Escritores tem o objetivo de proporcionar práticas reais de escrita por meio de duas vertentes principais que norteiam o trabalho com a alfabetização: a construção de acrósticos da turma e a produção de textos. Esse projeto vem de encontro com o anseio dos alunos em obter o domínio das habilidades de ler e escrever com proficiência, garantindo assim, o acesso ao mundo letrado por meio de práticas contextualizadas.

Ler e escrever são conquistas importantíssimas na vida de uma criança. Tornar-se alfabetizado é um certificado de autonomia e autoconfiança, mas para que os alunos sigam desenvolvendo seu potencial de escrever é preciso um estímulo crescente e um ambiente contextualizado.

O modo como se fala é muito diferente da maneira que se escreve, e as crianças só conseguem distinguir isso quando ouvem com regularidade a leitura de bons textos. Além de leituras diárias, as crianças precisam ter a oportunidade de escrever. Quando se promove a escrita, a interpretação e a revisão da própria escrita, a criança começa a estabelecer relações com o que quis dizer e o que escreveu. A criança que é estimulada a escrever regularmente tem mais chance de adquirir este hábito e escreve melhor no futuro.

PROJETO BRINCAR, CANTAR E RECITAR

 

A brincadeira, a poesia e a música fazem parte do universo infantil e ganham destaque nas turmas do infantil III da Trilha da Criança com o projeto referência: “BRINCAR, CANTAR E RECITAR” já que as crianças demonstram grande interesse e alegria nos momentos das rodas cantadas e brincadeiras, interagindo e participando com entusiasmo. A música as encanta, dá-lhes segurança emocional e confiança. Ela também é benéfica quanto ao poder de concentração, facilita a aprendizagem de outros idiomas, potencializando sua memória. Além de ser uma letra simples de memorizar, é recheada de rimas, repetições e trocadilhos, o que faz da música uma brincadeira para a criança. A poesia, também, é um tipo de texto que atrai muito, pois apresenta um caráter lúdico, mexe com o imaginário, levando-a a expressar desejos, sentimentos, descobrindo que se pode brincar com as palavras.

Nesse contexto, esse trabalho é realizado de diversas formas com brincadeiras cantadas, com regras, com cantigas de roda, com trava-línguas, parlendas e poesias. De forma lúdica, essas atividades ampliam as possibilidades de comunicação e expressão. O Objetivo é explorar e vivenciar experiências sensoriais e corporais a fim de desenvolver a coordenação motora, a linguagem oral e a escrita por meio de músicas, poesias e brincadeiras variadas.

PROJETO EU E MEU CORPO

 

Pensar o corpo e movimento na educação infantil é ir além das aulas de educação física, já que de acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI, Brasil, 1998), o movimento deve estar presente na rotina das instituições, porém não é especificado que haja um momento específico para que ele aconteça, nem tampouco que este trabalho seja do professor especialista (no caso educação física). As brincadeiras estão presentes na vida das crianças.

Ao brincar, ao jogar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças também se apropriam docrianças também se apropriam do repertório da cultura corporal na qual estão inseridas.

Entendemos que assim, o corpo e o movimento ganham uma valorização na educação infantil, a partir do momento em que estes passam a fazer parte do referencial, destacando a importância do mesmo dentro da rotina das crianças. A criança conhece da mesma forma que o adulto, ou seja, a ação exterior ou inteiramente interior, provocada pela necessidade, mesmo elementar, evoca o aprendizado.

A partir disso o projeto EU E MEU CORPO é uma proposta de trabalho para o Infantil I, valorizando no ambiente escolar as atividades corporais, desenvolvendo nas crianças a capacidade de explorar o corpo, os ambientes e ampliar suas possibilidades de comunicação, interação e autonomia.

PROJETO AGENDA TELEFÔNICA: CONVIVER DESCOBRINDO O OUTRO

 

O projeto referência “Agenda Telefônica: conviver descobrindo o outro” proporciona o intenso contato das crianças com seus colegas e, também, com suas hipóteses sobre a escrita. Assim, de forma contextualizada, esse trabalho desperta o gosto, o interesse e a curiosidade por sua descoberta, pois a criança ao participar de situações de leitura e escrita descobre informações fundamentais sobre as linguagens e compreende a função social no dia a dia. O objetivo é reconhecer e fazer uso das funções da escrita e dos numerais em contextos cotidianos.

Além dessas situações didáticas, a interação com a numeração escrita também é contemplada nesse trabalho de forma contextualizada e significativa. Acredita-se que trabalhar o letramento matemático em situações cotidianas ajuda a construir uma ponte de mão dupla entre conteúdos escolares e formais da matemática e o cotidiano da criança para que esta compreenda a finalidade educativa daquilo que está executando.