Projeto: “As coisas que eu amo”


Categoria: Projetos

Turma: Infantil III − Tarde Professora: Isabela Pietra

“As coisas que eu amo”

No início do ano, durante o período da adaptação, a história que as crianças mais gostavam de ouvir era uma do livro As coisas que eu amo na hora de brincar, de Trace Moroney. Aproveitando o interesse pela história e o momento de novas descobertas sobre si mesmas e sobre o outros que fazem parte dessa fase da vida, resolvemos desenvolver o projeto: “As coisas que eu amo”.

Começamos construindo um livrão, o qual, depois de pronto, apareceu em nossa sala, em um lugar estratégico.

Ao verem o livrão, as crianças ficaram curiosas para ver o que havia dentro dele. Então, combinei com elas que no momento da roda iríamos ver o que estava escrito nele.

Expliquei às crianças que faríamos um sorteio e que cada dia uma delas iria levar aquele “livro grande” para casa e, no dia seguinte, deveria mostrar  aos colegas um pouco de sua história, enfim, das coisas que fazem parte de sua vida.

A cada retorno do “livro grande”, o momento do relato das histórias era uma enorme alegria. Todos ficavam muito interessados em saber um pouco mais da vida dos colegas, seus gostos, brinquedos preferidos, sua família e surpresas…

A partir de brincadeiras e de ações diversas, esse projeto continua levando as crianças a conhecerem seu próprio corpo, suas características pessoais e a valorizar a relação com o outro.


Categorias