ESTIMULAR A INDEPENDÊNCIA PARA DESENVOLVER A AUTONOMIA E CRESCER COM CONFIANÇA E AUTOESTIMA!
Para estimular a autonomia, independência, confiança e a autoestima é preciso dar oportunidade à criança, encorajar e validar as suas ações.
Tomar a iniciativa, fazer escolhas, executar ações de vida diária, como, alimentar-se, vestir-se, escovar os dentes, tomar banho, calçar os sapatos, entre outras, são ações importantes para o desenvolvimento da criança, uma vez que abrange uma série de habilidades importantes para seu desenvolvimento cognitivo, social, físico e emocional.
Muitas vezes, ouço pais dizerem que não deixam a criança executar ações sozinhas por falta de tempo, por achar que ela ainda não dá conta, ou mesmo, por desconhecimento em relação ao desenvolvimento infantil e o que se espera em determinada faixa etária. Por isso, destaco a importância de família e escola estar em sintonia, uma vez que o desenvolvimento da criança acontece em todos os espaços em que ela frequenta.
Por isso, compartilho algumas dicas de como você pode estimular a independência da sua criança para torná-la um adulto autônomo e confiante:
- Inicie as ações fazendo junto com a criança para que ela tenha um modelo.
- Dê a oportunidade de a criança tentar, afinal, o erro faz parte do aprendizado.
- Converse com a sua criança, encoraje-a e valide as suas ações e o seu esforço.
- Acolha os sentimentos da criança diante do erro e da frustração. Ouça o que ela tem a dizer.
- Crie oportunidade para que ela faça escolhas. Lembrando que escolhas vem acompanhadas de consequências, por isso, é papel do adulto oferecer escolhas possíveis.
- Evite fazer comparações com irmãos, primos ou colegas da escola. Cada um tem o seu tempo e as suas habilidades.
- Estimule a independência da criança para construir autonomia.
Não faça pela criança o que ela é capaz de fazer sozinha! Essa é a maior demonstração de afeto e cuidado que um adulto pode dar.
Veja como você pode começar a estimular a sua criança:
2 a 3 anos | 4 a 6 anos |
*Comer sozinha. *Organizar brinquedos com a mediação do adulto. *Dobrar roupas e toalhinhas para guardar. *Calçar-se e despir-se. *Colocar a roupa suja para lavar. *Levar objetos até o lixo. *Ajudar na limpeza de superfícies. | *Guardar e organizar brinquedos e o seu quarto. *Ajudar a organizar a mesa para as refeições. *Cuidar de plantas e alimentar animais de estimação. *Ajudar no preparo de receitas. *Utilizar o banheiro e fazer a sua higiene com a supervisão de um adulto. *Ajudar a organizar a mochila. |