O encanto das cirandas no Recital da Trilha


Categoria: Trilhar Virtual

Como conclusão do projeto “Brincar, cantar e recitar”, as turmas do Infantil III apresentaram, na noite de 21 de novembro, o Recital da Trilha. Com o tema “Um mergulho no mundo das cirandas”, as crianças apresentaram músicas e declamaram poemas para as famílias.

De acordo com Débora Moura, professora do Infantil III, a escolha do tema atendeu ao gosto das crianças pelas brincadeiras de roda, manifestado desde o início do ano. “Ao longo dos meses, trabalhamos as cantigas de roda em sala de aula. E, no momento de preparar o recital, as crianças mostraram muito interesse, se envolveram e participaram ativamente da escolha das músicas”, conta.

Ela observa que, nesta faixa etária, a música encanta, dá segurança emocional e traz confiança. E também é benéfica por incentivar a concentração, facilitar a aprendizagem de outros idiomas e potencializar a memória. “As cirandas têm letras simples de memorizar, são recheadas de rimas, repetições e trocadilhos, o que torna a música uma brincadeira para a criança. A poesia, por sua vez, é um tipo de texto que atrai muito pelo caráter lúdico, que mexe com o imaginário e leva a criança a expressar desejos e sentimentos e a descobrir que é possível brincar com as palavras. Essas atividades ampliam as possibilidades de comunicação e expressão”, sublinha a professora.

Para Raquel Freire Pizato, mãe da Marina, o Recital superou as expectativas. “A participação da Marina foi algo mágico pra mim. Ela ficou muito ansiosa, falando sobre o evento muito tempo antes. Foi muito positivo, principalmente para que a superação da timidez. Ela me surpreendeu. Cantou tudo.”

A professora acrescenta que eventos como esses também são importantes para promover a interação entre as turmas e estimular a oralidade e o contato com o público.