‘No passinho do bebê’: música para mexer o corpinho dos pequenos


Categoria: Artigos
Publicado em:

Com auxílio do neuropediatra Mauro Muszkat, canção do grupo Tiquequê estimula o desenvolvimento motor das crianças

Aula de música no berçário da Trilha da Criança

Você sabia que os primeiros mil dias de vida da criança (gestação até os dois anos) são os mais importantes para o desenvolvimento físico e mental dos pequenos? Nesse período, a criança é mais suscetível a estímulos externos, fazendo com que o desenvolvimento motor nesta fase da vida ocorra rapidamente. Ao engatinhar, por exemplo, o bebê fortalece ligamentos e desenvolve grupos musculares para depois começar a andar. É importante respeitar as fases do bebê – cada criança é única e não existe uma receita de bolo que dê como resultado os primeiros passos –, mas é possível contribuir para o desenvolvimento ao inserir os pequenos em ambientes cheios de estímulos motores, sensoriais e musicais.

“Eu gosto de sair por aí, apoio meus joelhos no chão, vou engatinhando assim, mexendo o bumbum, pé e a mão” – Tiquequê

Para incentivar o caminhar e o balançar em uma fase tão importante na criação da autonomia corporal, o Tiquequê, grupo voltado à produção musical para as infâncias, lançou a música “No passinho do bebê”. A canção foi composta com o apoio do neuropediatra Mauro Muszkat, que afirma que “quanto mais liberdade de movimento o bebê tiver, mais rico será o padrão de seu desenvolvimento.”

Aliando neurociência e música, estimular os bebês a se movimentar é a premissa principal de “No passinho do bebê”. Diana Tatit, vocalista do Tiquequê, reforça que “as coisas que o grupo já fazia intuitivamente foram confirmadas pelo neuropediatra”, como trazer a percussão corporal presente em todo o repertório de canções do grupo. 

“Me equilibro e fico de pé, atenção pro primeiro passo, vou no passinho do bebê pra chegar até o seu abraço”

O resultado dessa mistura você pode conferir no player abaixo e nas redes sociais do Tiquequê.

https:https://open.spotify.com/album/26mSdoZJxnvWhZhUYkhbQ1?highlight=spotify:track:2UsZHpYdKg8N8CcbYasWUo

Fonte: https://lunetas.com.br/no-passinho-do-bebe-musica-para-mexer-o-corpinho-dos-pequenos/