Mala viajante – Leitura que encanta


Categoria: Projetos

Infantil III – tarde | Professora Mariana Rocha

Este projeto enfoca a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro. Quando a criança ouve ou lê uma história, ela é capaz de viajar por um mundo encantado, adquire a capacidade de comentar, passa a interagir com as histórias, acrescentando-lhes detalhes e personagens ou lembra-se de fatos que passaram despercebidos pelo professor.

A literatura infantil contribui para o crescimento emocional e cognitivo, propiciando ao aluno a percepção de diferentes resoluções de problemas e despertando a criatividade e a autonomia, elementos necessários à formação das nossas crianças.

O principal objetivo do projeto em questão é incentivar a leitura e o contato com os livros, tornando a leitura um ato prazeroso para as crianças desde cedo. Além disso, procuramos possibilitar a integração dos pais com os filhos por meio do ato de ler juntos, para que se torne um hábito familiar. O resgate dos clássicos infantis e a parceria com as famílias são também enfoques presentes no projeto “Mala viajante- Leitura que encanta”.

Demos início ao projeto com a leitura do livro Dez motivos para amar os livros, de Jonas Ribeiro. Em seguida, confeccionamos uma maleta e um livrão. Ao longo do projeto, a cada final de semana uma criança era sorteada para levar para casa a “Mala viajante”. Em casa, ela teria que ler um livro, com a ajuda dos familiares, fazendo o registro da história no livrão e, também, de sua experiência de ter esta mala no final  de semana em casa. De volta à escola, levaria consigo um dos responsáveis para ajudá-la a contar a história aos colegas.

No final do projeto, o livrão, com todos os registros, será colocado em exposição, para conhecimento de todos os pais da Trilha da Criança.