A importância da escola na primeira infância


Categoria: Artigos
Publicado em:

A importância da escola para estimular as crianças é indiscutível, pois esta fase é considerada a mais importante do desenvolvimento infantil.

A primeira infância é todo o período que vai da gestação até os seis anos da criança.

É durante esse tempo que o cérebro da criança passa por um amadurecimento intenso e está mais sensível a estímulos e absorção do ambiente.

Por isso, os cuidados e estímulos nesta fase devem ser redobrados, garantindo que as experiências sejam ricas e positivas.

O papel da escola no desenvolvimento na primeira infância

Primeiramente, ao longo dos primeiros anos da vida, é muito importante que as crianças recebam estímulos e tenham experiências adequadas para cada período do seu crescimento.

Nesse sentido, o cuidado, atenção e aprendizagem caminham paralelamente durante o desenvolvimento das crianças. Segundo o portal do Todos Pela Educação:

“A Educação é parte do conjunto de iniciativas que devem amparar a criança na Primeira Infância.

É parte porque toda atividade para essa faixa etária deve ser planejada interinstitucionalmente, isto é: deve envolver diferentes áreas, como a saúde, a educação, a assistência social, a cultura, entre outros.

Todas devem estar bem entrelaçadas, para que o olhar sobre a criança seja global e ela se desenvolva plenamente. ”

Ou seja, a escola é um dos pilares que devem amparar a criança nesse período e crescimento, oferecendo cuidado, aprendizados, convivência, acesso à cultura e muitas outras atividades.

importância da escola criança participa de aula de inglês

Benefícios da escola na primeira infância

Por meio das inúmeras experiências, da convivência e dos conceitos pedagógicos, a escola traz importantes benefícios e aprendizados para as crianças durante o desenvolvimento na primeira infância, como:

  • Tolerância
  • Desenvolvimento da linguagem
  • Resistência à frustração
  • Organização
  • Espírito de Coletividade

Acima de tudo, o processo de escolha da escola para essa fase da infância merece atenção e cuidado.

Estrutura e profissionais capacitados fazem a diferença no processo de desenvolvimento cognitivo, linguístico e socioemocional das crianças— aspectos fundamentais para a aprendizagem.

Dessa forma, a importância da escola se faz presente na primeira infância.

Nós, da Trilha da Criança, temos 30 anos de dedicação, cuidado e experiência e uma equipe preparada para contribuir para que a primeira infância da sua criança seja um período inesquecível, repleto de boas lembranças e aprendizados.

Acesse e leia a Proposta Pedagógica da Trilha da Criança.