Hora de dar tchau às fraldas


Categoria: Trilhar Virtual

O momento do desfralde é de dúvidas e insegurança. Se é a hora certa e se a criança está pronta para passar pelo processo são alguns dos questionamentos dos pais.

É importante respeitar a individualidade: cada criança tem o seu ritmo, que deve ser considerado. Os pais também devem transmitir tranquilidade e segurança, além de, principalmente, ter paciência e perseverança, já que são novos hábitos que as crianças precisam assimilar.

Geralmente, os pequenos dão sinais de que estão prontas para iniciar processo da retirada da fralda. Por exemplo, acorda e passa uma parte do dia seca. Quando verbaliza, avisa que fez “xixi”.

Quando os pais decidem iniciar o desfralde, é aconselhável que sigam algumas orientações:

  • Deixe a criança durante o dia de cueca ou calcinha, e estimule-a a tirar quando for sentar no vaso/penico.
  • Caso tenha, coloque o penico no banheiro quando a criança for usá-lo.
  •  Meninos e meninas aprendem a fazer xixi primeiramente sentados. Quando completar o aprendizado, estimule o menino a fazer xixi de pé, imitando o pai ou outros meninos.
  • O uso de fraldas à noite ou durante o sono diurno deve continuar. Leve a criança ao banheiro antes de ir para a cama. Ao se colocar a fralda, verbalize que é hora de dormir ou descansar.
  • A melhor forma de auxiliar a criança nesse aprendizado é por meio do exemplo. Assim, o pai deve deixar que o filho o veja urinar, assim como a mãe deve deixar a filha acompanhá-la ao banheiro.

É fundamental que todos (pais/filhos) estejam prontos para a mudança, pois este é um fator que irá contribuir muito para que a criança retire a fralda com facilidade. Para que haja uma continuidade do processo, é importante que ele seja realizado também na escola.

A equipe da Trilha é preparada para auxiliar a família e a criança no desfralde. Todos os anos, a Gislaine Carvalhar, vice-diretora e psicóloga da Trilha, faz uma palestra sobre o tema. Para ela é essencial “a parceria entre escola e família, e este é mais um momento, na fase do desenvolvimento da criança, que cabe alinhar ações para dar segurança às crianças e alcançar o sucesso”.