Folclore: valorizando as tradições culturais


Categoria: Trilhar Virtual
Publicado em:

Comemorado no dia 22 de agosto, o Dia do Folclore contou com diversas ações na Trilha. Despertar a curiosidade nas crianças e estimular a sua criatividade e o seu interesse pela cultura foi um dos objetivos.

“Na semana em que é comemorado o Dia do Folclore, a Trilha resgatou algumas brincadeiras, brinquedos, cantigas, lendas e danças tradicionais, para apresentar às crianças a importância das manifestações culturais do nosso povo. Assim, despertando a curiosidade delas sobre as crenças e os valores que são passados de geração à geração”, conta Juliana Ottoni, coordenadora pedagógica da Trilha.

As músicas folclóricas também tiveram destaque durante as atividades. De acordo com Antônia Claret, professora de musicalização da Trilha, as manifestações do folclore brasileiro sempre a fascinaram e é nele que busca inspiração para o trabalho com os alunos. “Trabalhamos as brincadeiras de roda e o bingo musical com cantigas populares. Na atividade do bingo, a criança escuta a melodia e marca em uma cartela o desenho correspondente à cantiga. As crianças adoram esse jogo! Ele trabalha a apreciação musical, desenvolve a memória auditiva, além de ampliar o repertório”.

O universo lúdico do folclore, como as lendas do Curupira, do Saci-Pererê, da Cuca e da Mula-Sem-Cabeça, propicia atividades divertidas e incentiva um olhar diferenciado entre o real e o imaginário. Além das lendas, o folclore brasileiro é rico em danças, comidas, brincadeiras e festas.