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Como estimular os sentidos em crianças de até dois anos? 

Entre balbucios e falas, risos e choros, mamadeiras e fraldas, crianças de até dois anos vivem um momento único e rico para o aprendizado, experimentando novas sensações a todo momento. Por meio dos sentidos – paladar, tato, audição, visão, olfato e proprioceptivo –, elas conhecem, interagem e estabelecem relações com o mundo. E o cérebro apropria-se dessas informações, por meio de estímulos adequados vindos do ambiente, muitas vezes por iniciativa de pessoas que são referência para elas.  

E, à medida que utilizam o corpo para experimentar diferentes sensações – como cheiros, sons, toques e gostos –, as crianças ampliam o próprio conhecimento e constroem memórias. Os sentidos estão integrados à percepção de espaço e permitem que elas se comuniquem por sensações físicas, emocionais e gestuais. É por isso, por exemplo, que fazem som de satisfação quando sentem fome e recebem alimento ou relaxam o corpo quando ganham colo ou escutam determinada música. 

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Veja como estimular as crianças a partir dos sentidos: 

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Tato: 

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  • Massageie com óleos e cremes hidratantes (infantis);  
  • Brinque de fazer cócegas; 
  • Faça massinha; 
  • Ofereça contato com materiais de texturas diferentes: tule, seda, algodão, lixa e outros; 
  • Ofereça materiais de temperaturas variadas: frio, gelado e morno;  
  • Pinte com tintas caseiras usando suportes como pincel, rolinho e mãos; 
  • Manuseie alimentos. 

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Visão: 

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  • Ofereça objetos de tamanhos e cores diferentes, variando a distância; 
  • Apresente formas geométricas em preto e branco; 
  • Mostre objetos em vários tons diferentes da mesma cor; 
  • Brinque em balanços; 
  • Monte quebra-cabeças; 
  • Observe móbiles com cores e formas variadas. 

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Audição: 

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  • Converse sobre o que está fazendo com a criança; 
  • Conte histórias; 
  • Fale com timbres e tons de voz diferentes; 
  • Crie melodias; 
  • Apresente músicas de gêneros diferentes; 
  • Explore brinquedos sonoros e objetos como tampas e panelas; 
  • Fique em silêncio, o que é igualmente importante, pois o excesso de estímulos sonoros pode deixar a criança agitada e irritada. 

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Olfato: 

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  • Coloque um cheirinho diferente na água do banho, como lavanda ou hortelã; 
  • Sinta o cheiro da comida; 
  • Faça passeios em parques e praças; 
  • Faça sachês com diferentes tipos de aromas (camomila, erva-doce, erva-cidreira). 

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Paladar: 

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  • Incentivar a experimentar novos sabores, como frutas que não se come a casca e não precisam ser lavadas, por exemplo; 
  • Oferecer alimentos com temperaturas, texturas e sabores variados; 

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Proprioreceptivo: 

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  • Abraçar; 
  • Massagear; 
  • Brincar de pular. 

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Fase de aprendizado 

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O período inicial de aprendizado, conhecido como os “primeiros mil dias”, é fundamental para o desenvolvimento da criança. Ele começa 90 dias antes da concepção, percorre os 280 dias de gestação e conclui-se nos 730 dias seguintes, correspondendo aos dois primeiros anos de vida. Nesse período, a criança deve ser acompanhada com muito afeto e cuidado, tanto nos aspectos afetivo-social, quanto no motor e no cognitivo. 

Por isso é tão importante manter um ambiente que proporcione diferentes experiências e vise sempre ao bem-estar da criança, garantindo que ela se sinta segura e bem orientada no ambiente familiar ou escolar. Devemos conhecer e respeitar a individualidade de cada uma, bem como as características da faixa etária.  

A criança precisa sentir que nós, educadores e pais, estamos disponíveis para prestar apoio ou, simplesmente, ouvir suas descobertas. Isso ajuda na formação pessoal, estimulando-a a fazer suas próprias escolhas. 

Importância do vínculo e do afeto 

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Para que o processo de desenvolvimento seja pleno, é preciso utilizar estímulos adequados de modo a estabelecer um vínculo com a criança. Todas as experiências vividas, sejam boas ou ruins, afetam o cérebro, precisamente a área da emoção. Então, uma boa dica é conversar com a criança, pois assim ela saberá que estamos abertos ao diálogo baseado no carinho e no respeito. 

Estímulo ao desenvolvimento 

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É essencial realizar brincadeiras que estimulem o desenvolvimento, com o objetivo de melhorar a percepção dos movimentos e sensações corporais, permitindo que as crianças conheçam e explorem o espaço à sua volta. Os materiais e brinquedos oferecidos devem incitar a exploração e a manipulação, mas também possibilitar interação com os adultos. Além disso, as brincadeiras devem ser afetivas, garantindo que haja a devida orientação às crianças, para que elas se sintam desafiadas, estimuladas, seguras e confiantes. 

Sugestões de brincadeiras para estimular os sentidos: 

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  • Encaixes: potes, argolas, bolas, cubos, colares de cores, vasilhames de plástico com tampas e cores variadas; 
  • Histórias: fantoches de dedo e de mão, livros ilustrados (de plástico e papel duro); 
  • Brinquedos com sucatas: garrafas de plástico, caixas, rolos e cones de papelão; 
  • Colagem: papéis e tecidos de tamanhos e texturas variadas, fita crepe, durex colorido; 
  • Atividade sensorial:  passar creme nas partes do corpo, massinha e tinta; 
  • Percurso com colchonete e tatame.  
  • Olhar-se no espelho. 
  • Escorregador, balanço com graduação de altura. Passar em túnel feito com lençol. 
  • Esconde-esconde (esconder objetos). 

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Texto escrito por Gislaine Caetano Carvalhar 

Psicóloga com pós-graduação em Psicopedagogia e vice-diretora/coordenadora de Berçário e Infantil I da Trilha da Criança Centro Educacional