Entre balbucios e falas, risos e choros, mamadeiras e fraldas, crianças de até dois anos vivem um momento único e rico para o aprendizado, experimentando novas sensações a todo momento. Por meio dos sentidos – paladar, tato, audição, visão, olfato e proprioceptivo –, elas conhecem, interagem e estabelecem relações com o mundo. E o cérebro apropria-se dessas informações, por meio de estímulos adequados vindos do ambiente, muitas vezes por iniciativa de pessoas que são referência para elas.
E, à medida que utilizam o corpo para experimentar diferentes sensações – como cheiros, sons, toques e gostos –, as crianças ampliam o próprio conhecimento e constroem memórias. Os sentidos estão integrados à percepção de espaço e permitem que elas se comuniquem por sensações físicas, emocionais e gestuais. É por isso, por exemplo, que fazem som de satisfação quando sentem fome e recebem alimento ou relaxam o corpo quando ganham colo ou escutam determinada música.
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Veja como estimular as crianças a partir dos sentidos:
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Tato:
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- Massageie com óleos e cremes hidratantes (infantis);
- Brinque de fazer cócegas;
- Faça massinha;
- Ofereça contato com materiais de texturas diferentes: tule, seda, algodão, lixa e outros;
- Ofereça materiais de temperaturas variadas: frio, gelado e morno;
- Pinte com tintas caseiras usando suportes como pincel, rolinho e mãos;
- Manuseie alimentos.
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Visão:
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- Ofereça objetos de tamanhos e cores diferentes, variando a distância;
- Apresente formas geométricas em preto e branco;
- Mostre objetos em vários tons diferentes da mesma cor;
- Brinque em balanços;
- Monte quebra-cabeças;
- Observe móbiles com cores e formas variadas.
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Audição:
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- Converse sobre o que está fazendo com a criança;
- Conte histórias;
- Fale com timbres e tons de voz diferentes;
- Crie melodias;
- Apresente músicas de gêneros diferentes;
- Explore brinquedos sonoros e objetos como tampas e panelas;
- Fique em silêncio, o que é igualmente importante, pois o excesso de estímulos sonoros pode deixar a criança agitada e irritada.
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Olfato:
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- Coloque um cheirinho diferente na água do banho, como lavanda ou hortelã;
- Sinta o cheiro da comida;
- Faça passeios em parques e praças;
- Faça sachês com diferentes tipos de aromas (camomila, erva-doce, erva-cidreira).
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Paladar:
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- Incentivar a experimentar novos sabores, como frutas que não se come a casca e não precisam ser lavadas, por exemplo;
- Oferecer alimentos com temperaturas, texturas e sabores variados;
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Proprioreceptivo:
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- Abraçar;
- Massagear;
- Brincar de pular.
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Fase de aprendizado
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O período inicial de aprendizado, conhecido como os “primeiros mil dias”, é fundamental para o desenvolvimento da criança. Ele começa 90 dias antes da concepção, percorre os 280 dias de gestação e conclui-se nos 730 dias seguintes, correspondendo aos dois primeiros anos de vida. Nesse período, a criança deve ser acompanhada com muito afeto e cuidado, tanto nos aspectos afetivo-social, quanto no motor e no cognitivo.
Por isso é tão importante manter um ambiente que proporcione diferentes experiências e vise sempre ao bem-estar da criança, garantindo que ela se sinta segura e bem orientada no ambiente familiar ou escolar. Devemos conhecer e respeitar a individualidade de cada uma, bem como as características da faixa etária.
A criança precisa sentir que nós, educadores e pais, estamos disponíveis para prestar apoio ou, simplesmente, ouvir suas descobertas. Isso ajuda na formação pessoal, estimulando-a a fazer suas próprias escolhas.
Importância do vínculo e do afeto
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Para que o processo de desenvolvimento seja pleno, é preciso utilizar estímulos adequados de modo a estabelecer um vínculo com a criança. Todas as experiências vividas, sejam boas ou ruins, afetam o cérebro, precisamente a área da emoção. Então, uma boa dica é conversar com a criança, pois assim ela saberá que estamos abertos ao diálogo baseado no carinho e no respeito.
Estímulo ao desenvolvimento
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É essencial realizar brincadeiras que estimulem o desenvolvimento, com o objetivo de melhorar a percepção dos movimentos e sensações corporais, permitindo que as crianças conheçam e explorem o espaço à sua volta. Os materiais e brinquedos oferecidos devem incitar a exploração e a manipulação, mas também possibilitar interação com os adultos. Além disso, as brincadeiras devem ser afetivas, garantindo que haja a devida orientação às crianças, para que elas se sintam desafiadas, estimuladas, seguras e confiantes.
Sugestões de brincadeiras para estimular os sentidos:
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- Encaixes: potes, argolas, bolas, cubos, colares de cores, vasilhames de plástico com tampas e cores variadas;
- Histórias: fantoches de dedo e de mão, livros ilustrados (de plástico e papel duro);
- Brinquedos com sucatas: garrafas de plástico, caixas, rolos e cones de papelão;
- Colagem: papéis e tecidos de tamanhos e texturas variadas, fita crepe, durex colorido;
- Atividade sensorial: passar creme nas partes do corpo, massinha e tinta;
- Percurso com colchonete e tatame.
- Olhar-se no espelho.
- Escorregador, balanço com graduação de altura. Passar em túnel feito com lençol.
- Esconde-esconde (esconder objetos).
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Texto escrito por Gislaine Caetano Carvalhar
Psicóloga com pós-graduação em Psicopedagogia e vice-diretora/coordenadora de Berçário e Infantil I da Trilha da Criança Centro Educacional