Infantil II / Tarde | Professoras Cláudia e Melissa
O
mundo em que vivemos se constitui em um conjunto de fenômenos naturais. A
interação da criança com esse meio natural faz com que ela se mostre uma
pequena investigadora. Assim, ela começa a perceber o mundo em que vive e a
existência de objetos, seres, formas, cores, sons e odores, enfim, os
acontecimentos do mundo social e do mundo natural.
Após a leitura da história “Era uma vez uma árvore”, de Mário Vale, a meninada ficou interessada nas árvores e em seus frutos. Surgiram perguntas, dúvidas e, até mesmo, afirmações sobre o tema, por exemplo: “Eu já vi a árvore da pera“; “Por que o lenhador cortou a árvore?“; “A árvore da maçã é linda!”; “Aqui na escola também tem árvore”.
A
partir destes questionamentos, decidimos que este seria o tema do nosso
projeto, cujo título ficou assim: “Era uma vez uma árvore!”
Ao
longo desse projeto, esperamos que as crianças participem de atividades que envolvam
a exploração do ambiente imediato e a manipulação de objetos; conheçam
diferentes tipos de plantas, árvores e flores; conheçam os nomes de algumas
árvores que dão frutos; confeccionem um boneco de semente e escolham um nome
para ele; e pesquisem e aprendam com a sua família sobre esse tema tão interessante.
Como
atividade especial, cada aluno levará a caixa do projeto para casa e registrará
com a família um passeio no fim de semana a uma praça, campo, sítio ou fazenda,
ou simplesmente um andar pela rua. Vale colocar na caixa, fotos, desenhos,
artes, livros, CDs, músicas, enfim, tudo aquilo que a imaginação mandar.
O projeto está a todo vapor e o momento da roda de abrir a
tão esperada caixa é sempre uma surpresa e alegria!