Bichos pré-históricos


Categoria: Projetos

Infantil v – tarde | Professora: Liderlane Fernandes

Tudo começou com as imagens do filme “O monstro do lago Ness”, que a turma viu na aula de música do professor Weber Lopes. Bastou isso para servir de detonador para o nosso projeto “Bichos pré-históricos”.

O interesse do grupo por esse universo foi tão grande que os próprios alunos, sem intervenção da professora, começaram a trazer para a sala de aula imagens e notícias sobre o assunto. “Li, você sabia que um meteoro gigante caiu aqui no planeta quando a gente não morava aqui e matou todos os dinossauros? Tadinhos! Eles não tiveram nenhuma chance, pois o meteoro tinha gás de fumaça toxica.” Por meio da fala desse aluno foi possível perceber que o assunto precisava ser explorado.

Este projeto foi interdisciplinar, ou seja, teve como conteúdo de várias áreas, por exemplo, Ciências Naturais, Educação Ambiental, Linguagem, Artes, Informática, Matemática e História Natural. Os principais objetivos foram: compreender o que é extinção; diferenciar animais carnívoros e herbívoros, bípedes e quadrúpedes; compreender o modo de sobrevivência dos dinossauros; aproximar as crianças à natureza; conhecer as diferentes espécies de dinossauros; e despertar a observação, o raciocínio e a curiosidade na criança.

Fizemos rodas de conhecimento prévio sobre o assunto e, posteriormente, partimos para as pesquisas de campo, que foram socializadas no cotidiano escolar.

As principais atividades abordadas foram: pesquisas sobre o assunto em diferentes portadores de texto, rodas de socialização de descobertas, produções coletivas sobre algumas espécies de dinossauro, criação de jogos e brincadeiras temáticas, elaboração de músicas temáticas, em parceria com o professor de música, Weber Lopes, composição de um mural com dinossauros feitos a partir do reaproveitamento de materiais (sucatas) e visitação ao Museu de História Natural da UFMG.