Infantil v – tarde | Professora: Liderlane Fernandes
Tudo começou com as imagens do filme “O
monstro do lago Ness”, que a turma viu na aula de música do professor Weber
Lopes. Bastou isso para servir de detonador para o nosso projeto “Bichos
pré-históricos”.
O interesse do grupo por esse universo
foi tão grande que os próprios alunos, sem intervenção da professora, começaram
a trazer para a sala de aula imagens e notícias sobre o assunto. “Li, você
sabia que um meteoro gigante caiu aqui no planeta quando a gente não morava
aqui e matou todos os dinossauros? Tadinhos! Eles não tiveram nenhuma chance,
pois o meteoro tinha gás de fumaça toxica.” Por meio da fala desse aluno foi
possível perceber que o assunto precisava ser
explorado.
Este projeto foi interdisciplinar, ou
seja, teve como conteúdo de várias áreas, por exemplo, Ciências Naturais,
Educação Ambiental, Linguagem, Artes, Informática, Matemática e História
Natural. Os principais objetivos foram: compreender o que é extinção;
diferenciar animais carnívoros e herbívoros, bípedes e quadrúpedes; compreender
o modo de sobrevivência dos dinossauros; aproximar as crianças à natureza;
conhecer as diferentes espécies de dinossauros; e despertar a observação, o
raciocínio e a curiosidade na criança.
Fizemos rodas de conhecimento prévio
sobre o assunto e, posteriormente, partimos para as pesquisas de campo, que
foram socializadas no cotidiano escolar.
As principais atividades abordadas
foram: pesquisas sobre o assunto em diferentes portadores de texto, rodas de
socialização de descobertas, produções coletivas sobre algumas espécies de
dinossauro, criação de jogos e brincadeiras temáticas, elaboração de músicas
temáticas, em parceria com o professor de música, Weber Lopes, composição de um
mural com dinossauros feitos a partir do reaproveitamento de materiais
(sucatas) e visitação ao Museu de História Natural da UFMG.