Berçário Trilha da Criança


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Larissa Porto*

Matricular um bebê no berçário é uma escolha que tende a agregar possibilidades ao desenvolvimento infantil, por isso é importante ser coerente com o estilo de educação que a família pratica no ambiente fora da escola.

O berçário da Trilha oferece um ambiente amplo, seguro e acolhedor. Possui berçaristas capacitadas para desenvolver atividades adequadas aos bebês e seu diferencial consiste no acompanhamento diário da Terapeuta Ocupacional e da coordenação, a respeito do desenvolvimento infantil.

Antes de matricular seu filho no berçário é necessário checar a qualidade que este ambiente pode oferecer para potencializar o desenvolvimento do seu bebê de uma maneira natural, que respeite seu ritmo e  individualidade.

Ter um ambiente rico em estímulos e garantir que estes estejam adequados para a faixa etária atendida, é primordial. O Terapeuta Ocupacional tem essa função, de avaliar as atividades que serão oferecidas aos bebês, fazer as adequações necessárias, pensar em materiais ricos em estímulos sensoriais, capacitar a equipe de berçaristas e acompanhar o desenvolvimento de cada bebê durante seu percurso pelo berçário. Ao final de cada trimestre esse acompanhamento é apresentado aos pais, como forma de feedback do trabalho realizado no berçário diariamente e empoderá-los sobre o desenvolvimento infantil.

Para desenvolver o seu trabalho, a Terapeuta Ocupacional da Trilha utiliza o instrumento de avaliação Denver II, que considera o desenvolvimento infantil em 4 áreas, a partir da aquisição de habilidades: Pessoais e Sociais, Motoras fina e grossa e linguagem. Este instrumento possibilita acompanhar o desenvolvimento da criança de 0 meses aos 6 anos de idade. O Denver II é utilizado ainda para avaliar a qualidade do ambiente de estimulação do berçário, analisando se os bebês estão adquirindo as habilidades esperadas de acordo com cada faixa etária.

Sabemos que a primeira infância é a faixa etária em que o cérebro tem maior neurogênese, ou seja, idade em que nossos pequenos têm potencial máximo de aprendizagem e maior capacidade de formar novas conexões neuronais. Partindo desse princípio da neurociência, oferecer estímulos adequados aos bebês, principalmente estímulos sensoriais e contextualizados, dentro da rotina de cuidados, possibilita maior desenvolvimento cerebral, preparando esse cérebro para os desafios de aprendizagem da vida futura. A partir do desenvolvimento sistematizado de determinadas habilidades, é possível criar conexões fortes com impactos observáveis até a vida adulta.

Estabelecer uma relação de confiança entre equipe do Berçário, criança e família, é fator chave para termos crianças felizes e pais confiantes e empoderados a respeito do desenvolvimento de seus filhos. Com vínculo fortalecido, é possível atingir os objetivos desejados dentro das diretrizes da escola, permeados por sua missão e valores.

*Larissa Porto é Terapeuta Ocupacional na Trilha da Criança


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