A importância do período de adaptação escolar


Categoria: Trilhar Virtual

A adaptação escolar é um momento importante na vida da criança e da família e envolve um misto de sentimentos como expectativa, ansiedade e insegurança. Por isso, deve ser tratada com atenção e muito carinho.

A preparação do ambiente e dos profissionais envolvidos é fundamental para transmitir acolhimento e segurança e tornar o processo leve e favorável ao aprendizado.

A integração entre escola e família é um dos elementos imprescindíveis para o sucesso da adaptação. Assim, conhecer todo o processo pelo qual a criança passa e possíveis manifestações durante o período ajudam a tornar o momento mais prazeroso e a separação diária da família o menos angustiante possível para os pequenos.

Algumas dicas são importantes:

– Preparar-se psicologicamente para a separação, pois o sentimento dos pais pode influenciar muito o comportamento dos filhos.

– Conversar com a criança sobre o novo momento da sua vida, utilizando argumentos como: você ficará um tempo na escola para brincar e se divertir e terá a oportunidade de construir novas amizades; e dizer que vai adorar saber como ela passou o dia.

– Conduzir a criança caminhando até o professor facilita a despedida.

– Permitir que a criança leve um brinquedo ou algum objeto de sua escolha (objeto transicional), que funcionará como uma ponte entre o aconchego da família e a escola, trazendo para ela uma sensação de segurança e conforto no ambiente escolar.

– Despedir-se com naturalidade e, se a criança chorar, explicar que voltará para buscá-la, transmitindo tranquilidade e segurança.

Evitar fazer comentários sobre a adaptação ou perguntar sobre o dia na escola na presença da criança.

– Manter a regularidade e pontualidade, comunicando a escola a necessidade de fazer ajustes, quando necessário.

– Evitar mudanças na rotina como retirada de bico, mamadeira, fralda e outros, no período da adaptação.

– Entender que o choro é uma manifestação natural durante a adaptação e saber que possíveis alterações no humor, no sono e na alimentação podem ocorrer neste período – e até ajudam a acalmar o coração. Lembre-se ainda de que, em caso de dúvida e insegurança, você pode recorrer à coordenação da escola, que estará sempre à disposição para acolhê-lo e orientá-lo neste momento tão especial.

Cristiane Lisboa

Coordenadora Pedagógica da Trilha da Criança