A importância das brincadeiras na aprendizagem


Categoria: Artigos
Publicado em:

 Aprendemos melhor quando vivenciamos, experimentamos, sentimos e nos relacionamos. Quando entendemos algo, é porque tivemos a curiosidade e a oportunidade de experimentar. 

crianças brincando com latas de leite na escola
Crianças brincando na Trilha

Hoje, tudo é mais complexo e as coisas acontecem sempre muito rápido. Isso nos leva a, constantemente, repensar o jeito de como aprender e ensinar o conhecimento e nos preparar para a vida.

A Trilha da Criança se inspira nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se) que asseguram “as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural”.  

Brincar também faz parte do processo de aprendizagem 

Dessa forma, o brincar é valorizado no cotidiano da Trilha como o espaço do lúdico e do simbólico, já que a criança pequena processa o mundo e as informações por meio do ato de brincar.  

É assim que ela cria, imagina, transforma e transgride. Essa ação favorece a autoestima, a assimilação de códigos, a representação dos papéis sociais e culturais, enfim, o processo de integração à sociedade e a aprendizagem.

Brincando, a criança reproduz, representa e reinterpreta o mundo por meio das situações criadas e da invenção de novos significados, saberes e práticas.  

Assim, a Trilha visa oferecer às crianças condições para que as aprendizagens ocorram em situações pedagógicas diversificadas, de maneira lúdica, por meio do cuidado, das aprendizagens orientadas e das brincadeiras, estimulando-as a se interessarem e a participarem das situações propostas.

Com isso, é importante entender que brincar é muito mais do que diversão, é um processo de aprendizagem que enriquece o aprendizado das crianças.

Quer saber mais sobre a Trilha da Criança? Acesse a nossa Proposta Pedagógica


Categorias