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A escolha da escola na primeira infância e sua importância para a formação da criança

Ana Paula Rezende Bartolomeo*

Várias são as questões que afligem os pais em relação à educação de seus filhos, especialmente nos primeiros anos de vida (zero a seis anos), uma vez que é justamente nesta etapa que eles desenvolvem suas funções cerebrais e valores, importantes para sua formação humana e cognição.

“Qual é a melhor forma de educar os filhos?” Esta questão não tem uma resposta exata. São diversos os fatores envolvidos, citando-se entre eles os culturais e os sociais. Porém, há orientações que podem ser seguidas quando se busca uma educação mais completa e efetiva, por exemplo, a escolha da escola para a primeira infância.

Existe um pensamento de que a criança só vai à escola para brincar. Por isso, muitas vezes, não se dá a devida importância à decisão de levá-la à escola. Porém, é preciso entender que a brincadeira não se resume apenas a uma atividade prazerosa e divertida para a criança. É, sim, um dos mais importantes recursos para o aprendizado e a expressão dos sentimentos.

Portanto, é essencial escolher com cuidado a escola da primeira infância. Inicialmente, os pais devem visitar a instituição, para conhecer sua proposta pedagógica, o tempo destinado às brincadeiras e às artes, a formação da equipe de atendimento, os serviços oferecidos e as atividades propostas; constatar se o ambiente é adequado e se oferece estímulos que propiciem o desenvolvimento para esta faixa etária; e avaliar a participação das famílias nos eventos e projetos da escola. Estímulos adequados neste período são fundamentais para o desenvolvimento saudável em todos os aspectos – emocional, social e cognitivo.

É importante confirmar se a família se identifica com os valores da instituição e se esta se adequa às necessidades específicas de cada criança. Este ponto é fundamental para que se construa com a escola uma relação de confiança mútua, que promova a formação integral. Participar ativamente da vida escolar dos filhos, mostrar-se presente e interagir com a comunidade escolar são fatores que favorecem o processo de adaptação, a construção de vínculos e do conhecimento e o desenvolvimento psicossocial.

A escola assume na primeira infância um importante papel no que diz respeito à transmissão à criança de valores fundamentais para sua inserção no convívio em coletividade. Ela aprenderá a lidar com a diversidade, a respeitar a si mesma e o outro, tornando-se, gradativamente, mais autônoma para exercer seu papel de cidadã. O desenvolvimento de habilidades e de competências e as experiências vivenciadas pela criança na educação infantil são essenciais para sua formação e serão determinantes para definir o adulto em que ela se transformará.

*Ana Paula Rezende Bartolomeo é Diretora da Trilha da Criança Centro Educacional