Várias são as questões que afligem os pais em relação
à educação de seus filhos, especialmente nos primeiros anos de vida (zero a
seis anos), uma vez que é justamente nesta etapa que eles desenvolvem suas funções
cerebrais e valores, importantes para sua formação humana e cognição.
“Qual é a melhor forma de educar os filhos?” Esta
questão não tem uma resposta exata. São diversos os fatores envolvidos, citando-se
entre eles os culturais e os sociais. Porém, há orientações que podem ser
seguidas quando se busca uma educação mais completa e efetiva, por exemplo, a
escolha da escola para a primeira infância.
Existe um pensamento de que
a criança só vai à escola para brincar. Por isso, muitas vezes, não se dá a
devida importância à decisão de levá-la à escola. Porém, é preciso entender que
a brincadeira não se resume apenas a uma atividade prazerosa e divertida
para a criança. É, sim, um dos mais importantes recursos para o aprendizado e a
expressão dos sentimentos.
Portanto, é essencial escolher com cuidado a escola
da primeira infância. Inicialmente, os pais devem visitar a instituição, para conhecer
sua proposta pedagógica, o tempo destinado às brincadeiras e às artes, a
formação da equipe de atendimento, os serviços oferecidos e as atividades
propostas; constatar se o ambiente é adequado e se oferece estímulos que
propiciem o desenvolvimento para esta faixa etária; e avaliar a participação
das famílias nos eventos e projetos da escola. Estímulos adequados neste período
são fundamentais para o desenvolvimento saudável em todos os aspectos – emocional,
social e cognitivo.
É importante confirmar se a família se identifica com
os valores da instituição e se esta se adequa às necessidades específicas de
cada criança. Este ponto é fundamental para que se construa com a escola uma
relação de confiança mútua, que promova a formação integral. Participar ativamente
da vida escolar dos filhos, mostrar-se presente e interagir com a comunidade
escolar são fatores que favorecem o processo de adaptação, a construção de
vínculos e do conhecimento e o desenvolvimento psicossocial.
A escola assume na primeira infância um importante papel no que diz respeito à transmissão à criança de valores fundamentais para sua inserção no convívio em coletividade. Ela aprenderá a lidar com a diversidade, a respeitar a si mesma e o outro, tornando-se, gradativamente, mais autônoma para exercer seu papel de cidadã. O desenvolvimento de habilidades e de competências e as experiências vivenciadas pela criança na educação infantil são essenciais para sua formação e serão determinantes para definir o adulto em que ela se transformará.
*Ana Paula Rezende Bartolomeo é Diretora da Trilha da Criança Centro Educacional