Psicólogo inglês aponta impacto negativo invisível de crianças não estarem na escola


Categoria: Artigos

Em nota divulgada pelo governo do Reino Unido, especialista alertou que as perdas por estar fora do ambiente escolar vão muito além das dificuldades na educação formal

Ao ficarem afastadas dos amigos da escola por causa da quarentena, as crianças têm sofrido prejuízos no desenvolvimento de habilidade sociais vitais, alertou o psicólogo inglês Sam Wass, pesquisador da Universidade do Leste de Londres, em nota divulgada pelo governo do Reino Unido na terça (23).

O especialista tem se dedicado a estudar o efeito que o fechamento das escolas teve sobre crianças e jovens durante a quarentena. De acordo com Wass, as habilidades que as crianças desenvolvem ao interagir com os amigos não podem ser replicadas no ambiente familiar.

“Interagindo com um adulto, há sempre uma assimetria – um é sempre a criança e o outro é sempre o adulto”, afirmou o pesquisador. “Enquanto nas interações com os colegas da escola – nas discussões sobre quem será o capitão no jogo, quem é amigo de quem – não há essa assimetria. Ninguém decide, ninguém é especial porque é mais novo ou mais velho. É uma competição entre iguais “.

Para o pesquisador, é nesse tipo de interação que as crianças aprendem a dialogar e negociar. “É aí que elas precisam trabalhar duro para aprenderem a ser persuasivas, a se defender. Já foi comprovado que as crianças mais socialmente isoladas tendem a um pior desempenhos acadêmico no futuro”, explica o psicólogo.

Wass ressalta ainda que para as crianças em famílias vulneráveis e/ou desestruturadas a perda da escola tem um impacto ainda mais grave: “Muitos professores dizem que, especialmente as crianças com vidas contubardas em casa, adoram a escola e a consideram um ambiente relaxante por saber que vai acontecer a mesma coisa, no mesmo horário, todos os dias”.

Ele ressalta ainda que quanto mais jovem a criança, maior a perda pelo tempo longe da escola. “Os pequenos tem mais dificuldade em manter a atenção. A concentração e a capacidade de trabalhar por conta própria aumentam à medida que envelhecemos. Os atendimentos e questionários que tenho realizado reforçam que estar rodeado por um grupo envolvido na mesma tarefa ajuda você a se concentrar mais”, aponta Wass.

Fonte: https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2020/07/psicologo-ingles-aponta-impacto-negativo-invisivel-de-criancas-nao-estarem-na-escola.html