MAPA DO SITE




Rua Vitório Marçola, nº 105

Cruzeiro - Belo Horizonte/MG - 30.310-360

Telefax: (31) 3287-7884

Ver Mapa
 
ROTINA DO BERÇÁRIO

O programa de atividades, coordenado por uma psicóloga e uma terapeuta ocupacional, tem por objetivo propiciar um trabalho específico de estimulação integrado à rotina diária do bebê, por meio de brincadeiras e atividades orientadas com base nos aspectos sensório-motor e percepto-cognitivo, próprios a faixa etária e ao nível de interesse das crianças.

O Berçário está localizado em uma área reservada e adequada para receber os bebês. Possui duas salas amplas e bastante arejadas, uma para estimulação e outra para as refeições, um dormitório equipado com berços, cozinha e um banheiro privativo, estruturado para banhos e trocas das crianças. Conta, também, com um pátio com viveiro, brinquedos e horta, para que os bebês possam brincar tomando o banho de sol diário.

No decorrer da rotina, as berçaristas organizam atividades de estimulação, para ajudarem a criança a aprimorar as habilidades já adquiridas e a desenvolver outras a partir da interação com o ambiente e com objetos e materiais oferecidos nas atividades e brincadeiras. Essa rotina é estabelecida em função do grupo, valorizando a peculiaridade de cada criança e as características coletivas em diferentes momentos.

O Berçário utiliza diversos brinquedos: fantoches, chocalhos, livros de banho, bolas, instrumentos musicais, percurso emborrachado com túnel, rolos, escadinhas, rampas etc. As berçaristas, ao oferecerem materiais e objetos para as atividades, observam o que a criança já é capaz de fazer e o que ainda exige aprendizagem. Promovem, também, a programação de “Rodas de histórias” e das aulas especializadas de música, desenvolvendo nas crianças a capacidade de expressão de gestos, ritmos e movimentos.

Ao longo do ano, de acordo com a faixa etária, as atividades são ampliadas, como passeios no “Tanque de areia” e visitas ao aquário e ao “Lago das tartarugas”. Desenvolvem-se, ainda, atividades de artes, explorando alguns materiais, como gizão de cera, massinha e tintas não tóxicas. Assim, as crianças prepararam-se para as futuras atividades da Educação Infantil.

A “agenda individual da criança” é utilizada para a troca de informações entre pais e berçaristas, garantindo uma comunicação eficaz entre família e escola. Diariamente, as berçaristas anotam informações referentes a alimentação, sono, fezes e procedimentos solicitados pelos responsáveis.

Os horários das refeições são estipulados pelos pais. A alimentação é trazida de casa, respeitando-se, assim, a determinação de cada pediatra. As berçaristas procuram estimular o gosto pelos alimentos e a independência para segurar a mamadeira, comer uma fruta etc.

A proposta de trabalho do Berçário baseia-se, principalmente, no Cuidar e Educar, atendendo às necessidades e às peculiaridades do processo evolutivo da criança, com base em atividades lúdicas orientadas e atitudes de afeto, alegria, respeito e segurança.







Home
Trilha da Criança
História
Proposta Pedagógica
Projetos
Artigos
Rotina
Rotina do Berçário
Rotina na Educação Infantil
Rotina do Ensino Fundamental
Informações gerais
Cursos
Alimentação
No Berçário
Na Educação Infantil ao Ensino Fundamental
Colônia de Férias
Convênios
Horário de Funcionamento
Acontece na Trilha
Pais na Trilha
Jornal Trilhar
Eventos
Destaque
Mídias
Projeto Cidadão Mirim
Cidadão Mirim
Agenda 21
Sorrindo na Trilha
As Assembleias
Tour Virtual
Contato